Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho do estudante: influências do tutor

Processo: 17/19474-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sílvia Franco da Rocha Tonhom
Beneficiário:Fabrício Luz Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Ensino e aprendizagem   Aprendizagem baseada em problemas   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem baseada em problemas | avaliação | ensino | Educação Médica

Resumo

Em instituições cujo modelo de ensino são metodologias ativas: como o PBL - Problem based learning ou ABP - Aprendizagem baseada em problemas e a Problematização, a avaliação é parte imprescindível do processo de ensino-aprendizagem e é continuamente realizada por parte de acadêmicos e professores tutores/facilitadores nos mais diversos cenários que compõem a graduação. Na FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília, além da avaliação verbal ao final de cada atividade, é utilizada como ferramenta de avaliação formal os chamados "Formatos de Avaliação" aplicáveis para a avaliação do desempenho de tutores/facilitadores e acadêmicos, e ainda para avaliação dos cenários de aprendizagem, recursos institucionais como laboratórios, biblioteca e organização tanto da Unidade de Prática Profissional (UPP/LPP) quanto da Unidade Educacional Sistematizada (UES). Identificamos a necessidade de se realizar estudos com o intuito de se verificar se a relação entre tutores e estudantes tem relação com o desempenho dos acadêmicos durante o processo de ensino-aprendizagem. Assim, pretendemos realizar entrevistas aos estudantes que estão cursando da 1° a 4° série de medicina e das 1° e 2° séries de enfermagem no ano de 2017 e aos tutores com no mínimo dois anos de experiência. A análise de dados será por meio da análise de conteúdo na modalidade temática proposto por Minayo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)