Busca avançada
Ano de início
Entree

A dimensão espacial do crédito e da fidelização nas estratégias locacionais dos magazines e nas práticas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)

Processo: 17/17632-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Flaviane Ramos dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Distribuição espacial   Empresas   Varejo   Crédito   Consumo   Presidente Prudente (SP)   Londrina (PR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Médias | Consumo | crédito | Estratégias espaciais | fidelização | Magazines | Geografia Urbana

Resumo

A análise realizada pelos membros da banca a que nos submetemos durante o Exame Geral de Qualificação resultou na indicação ao doutorado direto, tendo em vista o conjunto de possibilidades que as discussões e análises realizadas até o momento na pesquisa de mestrado ensejam, revelando um maior nível de complexidade da elaboração do pensamento. Inicialmente, propúnhamos a compreensão do crédito, da fidelização e das estratégias locacionais dos magazines escolhidos para estudo (Coppel, Havan, Lojas Americanas, Pernambucanas, Tanger e Torra-Torra) como elementos, de certa forma, independentes um do outro na análise dos meios oferecidos para consecução do consumo. Entretanto, a articulação entre esses três elementos mostrou-se evidente e bastante significativa no período contemporâneo, visto que, do ponto de vista geográfico, não nos interessa analisar o crédito apenas como forma de pagamento ou endividamento, porque ele também cumpre outras funções na sociedade contemporânea, como, por exemplo, elo de ligação entre os setores, promovendo ampliação do potencial de consumo e de produção e, promovendo o vínculo entre os indivíduos, além de ser um fator de escolha espacial. Do mesmo modo, também não nos interessa analisar a fidelização apenas como o retorno do consumidor a determinada loja, mas sim verificar qual a dimensão espacial necessária para fazer esse indivíduo retornar. Tendo em vista essa nova organização do pensamento, fazem-se necessárias novas ações que não estavam previstas no projeto inicial. Assim, o presente projeto tem como objetivo não apenas dar continuidade às reflexões e análises da pesquisa desenvolvida no nível de mestrado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Processo 2014/26129-2, mas principalmente ampliar as discussões e o patamar de complexidade do pensamento ao articular três elementos que, no período contemporâneo, não podem ser analisados de maneira compartimentada. Além disso, pretendemos demonstrar, através de uma revisão da literatura sobre as teorias clássicas dos estudos locacionais, que atualmente existe um conjunto de fatores que não foram considerados anteriormente, mas que hoje são fundamentais para entender a distribuição espacial das empresas, como por exemplo a articulação entre as múltiplas escalas geográficas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Flaviane Ramos dos. Da localização estratégica às estratégias locacionais: a dimensão espacial do crédito e da fidelização nos magazines e nas escolhas dos citadinos em Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR). 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.