Busca avançada
Ano de início
Entree

Professores, alunos e aparelhos celulares: os desafios do professor universitário na era da cultura digital

Processo: 17/08052-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Fernanda de Freitas Capella
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Estudantes universitários   Autoridade   Comportamento na sala de aula   Cultura digital   Tecnologia educacional   Dispositivos móveis   Telefonia celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Digital | Ensino Universitário | Cultura digital e Educação.

Resumo

O presente projeto de iniciação científica se insere no bojo de pesquisas cujas temáticas versam sobre a análise de como a cultura digital se encontra mediada nas relações de ensino-aprendizado entre professores e alunos. Assim, tem-se, como objetivo principal deste projeto, investigar as reações dos professores do Departamento de Educação (DEd) do curso de Pedagogia frente ao uso que seus alunos fazem de seus aparelhos celulares, no transcorrer das atividades desenvolvidas em sala de aula. Sabe-se que a inserção das tecnologias no ambiente escolar passou a interferir significativamente nas relações sociais entre discentes e docentes. Essas mudanças estão presentes na reconfiguração da autoridade do professor; na ascensão do fenômeno de distração que os aparelhos eletrônicos fomentam nos estudantes e nos inúmeros desafios que os educadores enfrentam diante da cultura digital. O projeto investigará, através de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, de que modo tais dispositivos influenciam no ensino superior brasileiro, já que esses aparelhos ocasionam grandes desafios a serem enfrentados pelos professores. Os questionários serão aplicados aos vinte quatro docentes efetivos do DEd do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já as entrevistas serão realizadas com seis professores desse departamento. Dessa maneira, por meio dos resultados encontrados, a pesquisa pretende contribuir para que os professores universitários identifiquem os desafios de ensino provenientes do avanço tecnológico e consigam transformar sua prática docente para uma melhor relação com os universitários e com o meio digital. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)