Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da política de inclusão escolar em um município na perspectiva de gestores e professores

Processo: 17/20136-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Vivian Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão escolar   Política educacional   Professores   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem do Ciclo de Políticas | Educação Especial | Política de Inclusão Escolar | Educação Especial

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, prevê a necessidade de estudos visando desenvolver procedimentos e instrumentos de avaliação e acompanhamento das metas estabelecidas das políticas educacionais para os próximos 10 anos. O presente projeto, associado a outro de grande porte, tem como objetivo geral desenvolver e aperfeiçoar instrumentos e procedimentos de avaliação e acompanhamento da atual política de inclusão escolar, na ótica dos gestores e professores. Trata-se de uma pesquisa colaborativa com delineamento multimétodo e com referencial analítico da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), a ser desenvolvida em um município de pequeno porte do estado de São Paulo. Os participantes serão gestores (funcionários e ex-funcionários da Secretaria Municipal de Educação, bem como, gestores escolares), e professores (classe comum e do atendimento educacional especializado). Para tal, serão realizados três estudos, cada um com foco em um dos contextos da ACP, ou seja: contexto de influência, contexto de produção de texto e no contexto de prática. Quanto às técnicas de coleta de dados, estas consistem em: pesquisa documental, entrevistas individuais semiestruturadas, realização de grupos focais e aplicação de questionários fechados. A análise dos dados será pautada na metodologia analítica da ACP, com o auxílio dos softwares Atlas.TI e Microsoft Excel para o tratamento e análise dos dados. Como principal resultado espera-se o aperfeiçoamento de instrumentos e procedimentos de avaliação multidimensional da política de inclusão escolar, bem como, ampliar a utilização da ACP enquanto metodologia analítica na área de educação especial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVIAN SANTOS; NASSIM CHAMEL ELIAS. Caracterização das Matrículas dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo por Regiões Brasileiras. Rev. bras. educ. espec., v. 24, n. 4, p. 465-482, . (17/20136-5)