Busca avançada
Ano de início
Entree

Produzindo ciência (des)interessada: construção e difusão da missão mítica do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e a formação de uma elite científica (1934-1968)

Processo: 17/23799-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Bruno Bontempi Júnior
Beneficiário:Luciana Vieira Souza da Silva
Supervisor no Exterior: David Aubin
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Institut de Mathématiques de Jussieu-Paris Rive Gauche (IMJ-PRG), França  
Vinculado à bolsa:15/20490-8 - Produzindo ciência (des)interessada: construção e difusão da missão mítica do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e a formação de uma elite científica (1934-1968)., BP.DR
Assunto(s):História da educação   Físicos   Relações diplomáticas

Resumo

A fundação da Universidade de São Paulo e, mais especificamente, de sua Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1934, representou a materialização de parte do projeto de poder do "grupo do Estado", formado por jornalistas, políticos e intelectuais que se encontravam em torno do jornal O Estado de S. Paulo. O físico ítalo-russo Gleb Wataghin veio ao Brasil junto à Missão Italiana, para trabalhar junto à organização das cadeiras de física da FFCL e formar as primeiras gerações de físicos brasileiros. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Itália e Missão Italiana teve que retornar à Itália, à exceção de Wataghin. Ao mesmo tempo, a Universidade de São Paulo criou os Fundos Universitários de Pesquisa para a Defesa Nacional (FUPDN), para financiar as pesquisas científicas voltadas ao apoio, principalmente, dos Estados Unidos durante a guerra. O objetivo do presente estágio doutoral junto ao Institut de Mathématiques de Jussieu-Paris Rive Gauche (IMJ-PRG), de junho de 2018 a maio de 2019, sob orientação de David Aubin, é o aprofundamento teórico e metodológico sobre essa política científica. Especificamente, pretende-se compreender de que modo os FUPDN participaram da constituição do Departamento de Física da FFCL, quais atividades foram financiadas, quem trabalhou com as pesquisas voltadas à guerra, de que modo Wataghin participou desse movimento e qual vantagem ele pode ter recebido, dentro de uma perspectiva transnacional de se estudar a ciência. Durante o estágio, a doutoranda fará uma pesquisa documental junto ao Arquivo Occhialini-Dilworth, em Milão, participará dos seminários do grupo de pesquisa de Aubin, bem como de outros seminários em Paris, da escola de verão da IMJ-PGR 2018, de congressos científicos e do curso de história das ciências de Aubin, no semestre de outono de 2018. (AU)