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O consumo de informações jornalísticas sobre política pela juventude universitária bauruense

Processo: 17/19250-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Antonio Francisco Magnoni
Beneficiário:Caroline Oréfice Demétrio
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Internet   Canal de comunicação   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo de Informação | Internet | Jornalismo | Política | universitário | Hábitos de Consumo Midiático

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica busca identificar os hábitos cotidianos de consumo de conteúdos jornalísticos sobre política entre a juventude universitária bauruense. Para delimitar o objeto utilizou-se a definição da PEC da Juventude aprovada em 2010, e do Estatuto da Juventude sancionado em 2013, que classificam como jovem no Brasil, todo cidadão inserido entre as faixas etárias de 15 a 29 anos de idade. As mudanças registradas em quase duas décadas impulsionaram o desenvolvimento de novas formas de comunicação e consumo digital de todos os tipos de informação, um cenário que refletiu, sobretudo, na mudança geral de padrões e hábitos de produção, difusão, consumo e comportamento cultural coletivo. Bauru foi escolhida para ser o local da pesquisa, por sua localização geográfica no centro do Estado, fator que contribui para reunir significativo contingente de estudantes de classe média, nas 5 universidades e 5 faculdades existentes na cidade. As metodologias utilizadas para cumprir os objetivos definidos serão questionário eletrônico, como método quantitativo, e grupo focal, como método qualitativo. Desta forma pretende-se identificar quais sãos veículos de comunicação mais utilizados pelos jovens bauruenses como fontes de informação, a partir da análise das variáveis de gênero, faixa etária e renda familiar. Também serão identificadas as consequências geradas pelo consumo de informações em dispositivos digitais e de quais maneiras são utilizadas e apropriadas as informações jornalísticas obtidas com tais recursos online. (AU)

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