Busca avançada
Ano de início
Entree

Libertismo disposicional: esboço de uma teoria disposicional sobre leis da natureza e livre-arbítrio

Processo: 17/20532-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Metafísica
Pesquisador responsável:Marco Antonio Caron Ruffino
Beneficiário:Pedro Merlussi
Instituição Sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agência e controle | argumento da consequência | contrafactuais | essencialismo disposicional | Leis da natureza | propriedades disposicionais | Leis da natureza e livre-arbítrio

Resumo

Este projeto lida com o problema do livre-arbitrio e do determinismo. A proposta e a de investigar as relac'oes conceituais entre as teorias dis- posicionais sobre leis da natureza e a tese de que ha livre-arbitrio (e conceitos relacionados, como responsabilidade moral e a capacidade para agir diferentemente nas mesmas circunstancias). Embora as teorias "Humianas" sobre leis da natureza te- nham sido recentemente criticadas, o compatibilismo motivado por essas teorias permanece forte. O que se propoe e uma alternativa a este cenario: o libertismo disposicional. Esta tese e a combinac'ao de uma teoria disposicional de leis da natureza com a afirmac'ao de que os agentes poderiam agir diferentemente daquilo que agiram.Os resultados deste projeto devem levar a uma alternativa mais plausivel as teorias "Humianas" compatibilistas prevalecentes na literatura em filosofia analitica contemporanea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MERLUSSI, PEDRO. Revisiting McKay and Johnson's counterexample to (beta). HILOSOPHICAL EXPLORATION, v. 25, n. 2, p. 15-pg., . (17/20532-8)
LAMPERT, FABIO; MERLUSSI, PEDRO. Counterfactuals, counteractuals, and free choice. PHILOSOPHICAL STUDIES, v. 178, n. 2, . (17/20532-8)
MERLUSSI, PEDRO. Contradictions, from Consistency to Inconsistency. STUDIA LOGICA, v. 107, n. 3, p. 5-pg., . (17/20532-8)