Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de interesse e motivação por temas químicos cotidianos: ferramenta para o direcionamento da contextualização no ensino de química

Processo: 17/24434-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Calefi
Beneficiário:Lidiane Paziani Lança
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Sertãozinho. Sertãozinho , SP, Brasil
Assunto(s):Alunos   Ensino de química   Construção do conhecimento   Métodos de ensino   Professores   Aprendizagem escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contextualização | Temas químicos cotidianos | Métodos e Técnicas de Ensino

Resumo

Um ensino de química com contextualização é, para vários autores, uma maneira dos alunos se sentirem motivados e atribuírem significado para os conteúdos escolares, possibilitando uma aprendizagem mais efetiva. Porém, devido a diferenças de interesse entre os alunos como indivíduos que possuem vivências e experiências dissemelhantes, há dificuldades para identificar temas sociais que mobilizem a turma e despertem neles a curiosidade e necessidade de buscar novos conhecimentos. Neste contexto, este projeto busca investigar se existem grupos de alunos com características em comum no que se refere aos interesses relacionados a temas químicos cotidianos e, também, quanto a atitudes, costumes e interesses relacionados a conhecimentos/assuntos químicos. A partir destes resultados, com o objetivo de orientar professores de química do ensino médio na promoção de uma aprendizagem contextualizada, propõe-se elaborar e validar indicadores que relacionem as atitudes, os costumes e os interesses dos alunos com as categorias de temas químicos cotidianos e que permita sugerir a partir destes quais as categorias daqueles que seriam de maior interesse dos estudantes e promoveriam a contextualização da aprendizagem de química. A confiabilidade dos questionários será verificada através do coeficiente Alfa de Cronbach; a identificação de categorias nas respostas dos estudantes será realizada através da Análise dos Componentes Principais; e o estudo de correlação entre as categorias será avaliada através do coeficiente de Pearson. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)