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Expandindo a avaliação do envolvimento paterno: modelo de equações estruturais, time diaries e comparações interculturais

Processo: 17/27162-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Ligia de Santis
Supervisor: Susan Chuang
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Guelph, Canadá  
Vinculado à bolsa:15/25053-5 - O inventário de envolvimento paterno: verificação de conceitos teóricos e ampliação das evidências de validade do instrumento, BP.DR
Assunto(s):Coleta de dados   Análise de dados   Modelos teóricos   Comportamento paterno   Relações pais-criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:father involvement | Methods | theoretical model | time diary | Métodos de coleta e análise de dados

Resumo

O envolvimento paterno afeta a vida dos filhos, assim como o bem-estar de pais e mães. Entretanto, poucos estudiosos avaliaram empiricamente modelos teóricos sobre o envolvimento paterno, o que é essencial para compreender e avaliar a importância e o significado da relação pai-filho. Com especial interesse em relações pai-filho de boa qualidade, um dos objetivos centrais deste projeto é avaliar um modelo teórico sobre o envolvimento paterno, em uma amostra de pais brasileiros. Os dados ainda estão sendo coletados, mas, até agora, 100 pais de crianças de 6 a 10 anos de idade responderam: o Inventário de Envolvimento Paterno (IFI-BR) (versão brasileira do Inventory of Father Involvement), um questionário sócio demográfico, a Escala de Estresse Percebido, o Inventário de Habilidades Sociais - Del Prette e o Inventário de Práticas Parentais. O modelo teórico será avaliado por meio de modelos de equações estruturais. Um segundo objetivo deste projeto é o desenvolvimento de novas habilidades de pesquisa, através da colaboração na análise de um banco já existente com dados internacionais sobre a relação pai-filho em seis sociedades de diferentes grupos étnicos. Para avaliar o envolvimento paterno, foram utilizados time diaries, uma vez que este é um método capaz de fornecer informações mais detalhadas sobre o comportamento dos pais. Além disso, comparações entre culturas podem ilustrar possíveis semelhanças e nuances culturais que afetam o envolvimento paterno. O objetivo seria, futuramente, implementar o uso de time diaries no contexto brasileiro, o que proporcionará evidências de validade adicionais para o IFI-BR. (AU)

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