Busca avançada
Ano de início
Entree

Influenciadores digitais e cultura da vida saudável

Processo: 17/21691-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eliane Pereira Zamith Brito
Beneficiário:Marina Henriques Viotto
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação Saudável | Cultura de consumo | healthism | influência | influenciadores digitais | Marketing

Resumo

O presente trabalho está situado na área de Marketing, no campo de cultura de consumo. A unidade de análise é o influenciador digital e o objetivo geral é analisar qual é o papel do consumo do influenciador digital na construção e na propagação de uma cultura da vida saudável. O contexto escolhido para o desenvolvimento do trabalho é o de influenciadores digitais que atuam com foco em temas relacionados à manutenção de uma vida saudável e voltados para o público feminino. Este contexto foi escolhido em função da existência de forte crescimento de busca por uma vida mais saudável, sendo que a detenção do avanço da obesidade e o incentivo a uma alimentação saudável se tornaram diretrizes governamentais no Brasil. A abordagem metodológica consiste de um estudo de múltiplos casos que, em conjunto, trabalharão a teoria. Três influenciadores digitais foram escolhidos em função de sua relevância dentro do escopo do trabalho. Para análise dos três casos, serão coletados dados secundários na mídia social Instagram e na sua ferramenta Instastories. Além disso, serão conduzidas entrevistas com cada um dos influenciadores e com cinco consumidores para cada caso. Por fim, será analisado também o material relacionado a hábitos para manutenção de uma vida saudável disponibilizado no website do Ministério da Saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIOTTO, MARINA HENRIQUES; ZANETTE, MARIA CAROLINA; BRITO, ELIANE PEREIRA ZAMITH. Looking good or feeling good? The dual role of the body in the taste transformation process. CONSUMPTION MARKETS & CULTURE, v. 24, n. 1, SI, p. 54-74, . (17/21691-2)