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Caminho Vermelho em trânsito: um diálogo entre Brasil e México

Processo: 18/04922-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 18 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 17 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Ronaldo Romulo Machado de Almeida
Beneficiário:Rodrigo Iamarino Caravita
Supervisor: Angela Renee de La Torre Castellanos
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT), México  
Vinculado à bolsa:16/13244-3 - Reversões e simetrizações em práticas xamânicas contemporâneas, BP.DR
Assunto(s):Antropologia da religião   Xamanismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caminho Vermelho | Neo Xamanismo | Plantas Sagradas | xamanismo | Xamanismo Contemporâneo | Antropologia da Religião

Resumo

Este projeto surge com a intenção de investigar um dos berços da principal linha xamânica abordada no projeto de pesquisa original (doutorado), o Caminho Vermelho. O México, junto com os Estados Unidos, é um dos lugares centrais onde várias práticas ligadas a ele ocorrem. A proposta original é realizar uma cartografia das práticas xamânicas contemporâneas a partir do Caminho Vermelho (como linha principal a ser seguida). Muitos dos participantes brasileiros viajam constantemente para o México a fim participar de rituais e cerimônias. Existe também a forte influência das ideias de Castaneda no cenário brasileiro, amparado por um xamanismo tolteca de seu mestre, Don Juan, um suposto índio yaqui do deserto de Sonora. São muitos os elementos que remetem ao México: temazcal, peyote, dança do sol, nagualismo. Além deste interesse etnográfico, o México tem se destaca com diversos estudos sobre temas centrais para esta pesquisa (nagualismo, neomexicanidade e Nueva Era, além de vários estudos sobre o Caminho Vermelho), de modo que esta etapa também propõe um período de aprendizagem no país, a fim de estabelecer diálogos teóricos entre o Brasil e o México a partir do estudo etnográfico nestes dois países.

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