Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução adaptativa convergente de genes relacionados à hematofagia em Insecta

Processo: 17/25058-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 30 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Mariana Freitas Nery
Beneficiário:Lucas Araujo Freitas
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/19682-8 - Aspectos teóricos de evolução molecular adaptativa e convergente e suas aplicações em genômica comparada, BE.EP.PD
Assunto(s):Genômica   Evolução animal   Insetos   Insetos hematófagos

Resumo

A hematofagia evoluiu independentemente diversas vezes ao longo da história evolutiva da classe Insecta e é um hábito importante porque muitos insetos hematófagos agem como vetores de doenças gerando impactos negativos no bem-estar humano e na pecuária. De forma geral, doenças transmitidas por vetores causam mais de um milhão de mortes a cada ano (> 17% de todas as doenças infecciosas) e são responsáveis por bilhões de dólares em perdas econômicas. Assim, o estudo da evolução e manutenção do comportamento hematófago é de extrema relevância já que pode colaborar com políticas públicas de controle de doenças em seres humanos e animais. O surgimento de tecnologias de sequenciamento de nova geração possibilitou o aumento de trabalhos de genômica comparada, permitindo a caracterização e anotação funcional massiva de genes em diversos genomas, proporcionando estudos de evolução adaptativa convergente a nível molecular. Esses eventos ocorrem quando proteínas evoluindo em linhagens independentes, convergem para o mesmo padrão molecular, indicando convergência para a mesma função molecular. Assim, o objetivo desse projeto é identificar proteínas evoluindo sob evolução adaptativa convergente em insetos hematófagos. A identificação de genes relacionados a hematofagia evoluindo sob seleção positiva e evolução convergente poderá guiar cientistas de outras áreas (e.g. bioquímicos e engenheiros genéticos) no desenvolvimento de novas estratégias para lidar com esses vetores (e.g. edição genômica com CRIPSR/Cas9). Além disso, a pipeline de análises a ser desenvolvida durante o projeto será disponibilizada sob uma licença open source. Dessa forma, a nossa estratégia, direcionada ao estudo de espécies hematófagas, poderá ser facilmente utilizada para responder questões biológicas nos três domínios da vida, assim como vírus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA RAMOS, ELISA KAREN; FREITAS, LUCAS; NERY, MARIANA F. The role of selection in the evolution of marine turtles mitogenomes. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 OCT 12 2020. Citações Web of Science: 0.
FREITAS, LUCAS; NERY, MARIANA F. Expansions and contractions in gene families of independently-evolved blood-feeding insects. BMC Evolutionary Biology, v. 20, n. 1 JUL 17 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.