Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do inibidor da Rho quinase (rock, y-27632) sobre o endotélio corneal em cães submetidos à facoemulsificação

Processo: 18/02925-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paola Castro Moraes
Beneficiário:Marcella Rosa Filezio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Oftalmologia   Facoemulsificação   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | endotélio | Facoemulsificação | Rho quinase (ROCK) | Oftalmologia

Resumo

A catarata situa-se entre as afecções oculares mais frequentes em cães. A facoemulsificação é o método que melhor se adequa à sua terapia e o preferido entre os oftalmologistas. A celularidade do endotélio é fator importante para o sucesso da cirurgia. Lesões endoteliais podem produzir descompensação permanente da córnea, alterando a sua transparência. Elas decorrem, entre outras condições, das vibrações de alta energia e de radicais livres gerados, assim como de processos inflamatórios inerentes ao procedimento cirúrgico e ao pós-operatório. A descompensação se manifesta quando a densidade celular cai a valores críticos, comprometendo a função da bomba endotelial e permitindo a entrada de humor aquoso para o estroma. Técnicas são propostas para substituir o endotélio corneal lesionado, porém, em muitos casos, não se têm bancos de córneas em qualidade e em quantidade que atendam às necessidades, obrigando à busca por modelos adjuntos de proteção endotelial, na facoemulsificação. Alternativa recente recai sobre a utilização do inibidor da Rho quinase (ROCK), Y-27632, que atua promovendo estímulos e preservação funcional das células endoteliais. Com a pesquisa, buscar-se-á avaliar os efeitos do inibidor de ROCK (Y-27632), na proteção endotelial, em cães submetidos a facoemulsificação. Adotar-se-ão, como métodos de avaliação, parâmetros clínicos pós-operatórios, microscopia especular de não contato e flaremetria a "laser". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILEZIO, Marcella Rosa. Efeitos do inibidor da rho quinase (ROCK, Y-27632) sobre o endotélio corneal em cães submetidos a facoemulsificação. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.