Busca avançada
Ano de início
Entree

O pixel como elemento expressivo na composição e o corte ao vivo

Processo: 17/18230-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes do Vídeo
Pesquisador responsável:Patrícia Moran Fernandes
Beneficiário:Bruno Mascena dos Santos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção de vídeo   Recursos audiovisuais   Linguagem de montagem   Imagem digital   Expressão corporal   Eficiência   Pixel
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corte ao vivo | montagem | performance audiovisual | pixel | Montagem

Resumo

Este trabalho propõe estudar performances audiovisuais de artistas brasileiros a fim de analisar a utilização do pixel como elemento presente na construção de sentido, ou expressividade da composição, e não apenas como constituinte da imagem digital. Vamos ainda investigar a existência de implicações formais e dramáticas do corte realizado ao vivo, ou seja, simultaneamente à reprodução da obra, do qual muitas dessas performances fazem uso. A partir das definições de autores clássicos, descreveremos e analisaremos pontos de encontro e diferenças entre a montagem tradicional em uma ilha de edição e a montagem ao vivo e/ou que explicita o uso o pixel, levando em consideração as especificidades da linguagem videográfica e sua ascendência em outras artes e formas de fazer audiovisual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)