Busca avançada
Ano de início
Entree

"avaliação dos efeitos da suplementação de módulo protéico na glicemia pós prandial tardia em adultos com diabetes mellitus tipo 1"

Processo: 17/09271-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Dietética
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Anderson Marliere Navarro
Beneficiário:Loiane Sartori Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Glicemia   Diabetes mellitus tipo 1   Proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes mellitus tipo 1 | Glicemia | Proteina | Paciente com Diabetes Mellitus

Resumo

O Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica caracterizada pela destruição parcial ou total das células ² das ilhotas de Langerhans pancreáticas, resultando na incapacidade progressiva de produzir insulina. Essa classificação pode ser subdividida em dois tipos: Idiopática e Autoimune, sendo a DM1 autoimune mais comum, e encontra-se entre 5 a 10% dos casos. Um dos sintomas mais agravantes do DM tipo 1, são as hipoglicemias iatrogênicas, que podem acometer até 90% das pessoas tratadas com insulina, aparecendo comumente no período noturno, e para evitar este sintoma, alguns estudos recentes, realizados fora do Brasil, propõe que a proteína dietética interfere na glicemia pós-prandial e nos níveis de insulina em paciente com DM , e trazem a possibilidade de que aumentar o teor de proteína da refeição da noite, pode ser benéfico a esse sintoma. Dessa forma, o presente estudo pretende analisar o efeito da suplementação de um módulo proteico isolado, equivalentes a 0,5g/kg a mais do que é recomendado diariamente, e de glicose, utilizando quantidade equivalente à proteína, em gramas e em energia, a partir do peso atual de cada paciente, com intervalo de 4 dias entre as suplementações, na glicemia pós-prandial de diabéticos tipo 1, em monitorização contínua de glicose. Os pacientes serão recrutados no Ambulatório de Endocrinologia Diabética (END) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - HCRP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Loiane Sartori. Avaliação dos efeitos da suplementação de módulo proteico na glicemia pós-prandial tardia em adultos com Diabetes Mellitus tipo 1. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.