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Documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa no estado de São Paulo - década de 1980: um instrumento de pesquisa

Processo: 18/04282-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Karine Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Documentos oficiais   Língua portuguesa   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:documentos oficiais | Estado de São Paulo | História do ensino de Língua Portuguesa | Instrumento de Pesquisa | História da Educação

Resumo

Neste projeto, em andamento, apresentam-se etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao Grupo de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" e aos projetos "Memória do ensino de Língua Portuguesa no estado de São Paulo: 1976-1991" e "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil - VIII", coordenados por M. R. L. Mortatti. Visando a contribuir para a produção da história do ensino de Língua Portuguesa no estado de São Paulo, enfocam-se os documentos oficiais produzidos pela Secretaria de Educação desse Estado, por meio da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, na década de 1980. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida com utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, vem-se elaborando o instrumento de pesquisa "Documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa no estado de São Paulo - década de 1980: um instrumento de pesquisa", que contém, até o momento, 81 referências de documentos oficiais relativos a esse ensino e vêm-se analisando os principais aspectos constitutivos da configuração textual desse conjunto de referências: propósitos e necessidades de produção e circulação desses documentos, quando e onde foram produzidos, em quais contextos históricos, quem foram seus autores, colaboradores e organizadores, a quem se destinavam e qual a sua importância e relação com outros programas e projetos no passado e no presente nesse Estado e no país. Por meio da análise preliminar do conjunto das referências reunidas, vem sendo possível constatar que esses documentos oficiais se caracterizam como normatizações e concretizações de determinadas concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa diretamente relacionadas com os programas educacionais naquele contexto político e educacional. Palavras-chave: Instrumento de Pesquisa; Documentos Oficiais; Estado de São Paulo; História do ensino de Língua Portuguesa. (AU)

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