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Análise urbana da área envoltória das estações ferroviárias de Campanhã, no Porto, Portugal, e de Presidente Prudente, Brasil

Processo: 18/09585-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Arlete Maria Francisco
Beneficiário:Ana Maria Pacetti
Supervisor: Vitor Manuel Araujo de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:17/16176-1 - Análise do crescimento e das transformações dos núcleos originais das cidades na Alta Sorocabana, BP.IC
Assunto(s):Urbanismo   Morfologia urbana   Desenvolvimento urbano   Paisagem urbana   Ferrovias   Portugal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estação Ferroviária de Campanhã | Morfologia urbana | Porto-Portugal | Teoria do Urbanismo

Resumo

O trabalho de investigação no exterior objetiva identificar as permanências e transformações da área envoltória da estação ferroviária de Campanhã, no Porto, Portugal, contribuindo para a compreensão do seu papel como elemento propulsor do desenvolvimento urbano e da configuração da paisagem urbana. A investigação será realizada a partir dos conceitos da morfologia urbana, que permitem o entendimento da forma da cidade atual, de sua gênese e das transformações sofridas ao longo do tempo. Tem-se a intenção de avaliar o modo de ocupação da área envoltória à estação de Campanhã e usar os resultados obtidos para comparar com o caso do Brasil, entendendo a importância da conservação das estruturas ferroviárias perante às intervenções necessárias à modernização do sistema de transporte. Assim, ao final, pretende-se realizar uma análise comparativa entre dois contextos urbanos distintos, Presidente Prudente e Porto: o primeiro, em que a ferrovia se configura como elemento de referência para o desenho e fundação da cidade, mas que se encontra desativada nos dias atuais e, o outro, em que a ferrovia contribui para a transformação da paisagem da cidade antiga e cujo modal permanece como importante meio de transporte de mercadorias e de pessoas. A partir do contato com outras realidades, é possível estabelecer analogias, considerando as semelhanças e diferenças entre os impactos provocados pela chegada da estação e da linha férrea em diferentes situações. Por meio desta experiência, se espera ampliar e aprofundar os conhecimentos acerca dos métodos da morfologia urbana e da sua importância para o planejamento das cidades. (AU)

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