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Contribuições de hibridez para bibliotecas no enfoque do desenvolvimento social das comunidades

Processo: 18/03999-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 14 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Rosângela Formentini Caldas
Beneficiário:Rafaela Carolina da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Bibliotecas   Espaços híbridos   Desenvolvimento cultural   Desenvolvimento social   Bibliotecários   Usuários de biblioteca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bibliotecas híbridas | Conceito de hibridez | desenvolvimento cultural | desenvolvimento social | Esfera Pública | Ciência da Informação

Resumo

Ao não terem uma certeza de como devem atuar em ambientes híbridos, os bibliotecários podem vir a gerenciar as instituições em que trabalham de maneira a focarem suas atividades apenas nos aspectos tecnológicos da informação, ao invés de enfatizarem a esfera cultural e a inclusão social da comunidade. Logo, o problema da pesquisa está vinculado ao como o delineamento de um conceito de bibliotecas híbridas pode contribuir para o bom funcionamento das suas estruturas. O objetivo é contribuir com as discussões acerca dos conceitos de bibliotecas híbridas, a fim de integralizar uma concepção de instituições que possam ser inseridas ao desenvolvimento social de suas comunidades. Para tanto, propõe-se levantar discussões de especialistas, bibliotecários e instituições que trabalham com o conceito de bibliotecas híbridas, analisá-las e, a partir daí, definir as características base para um conceito de hibridez em bibliotecas. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Como método de análise da passagem entre a extração de dados e a construção de representações conceituais da coleta sistemática da opinião de especialistas, sugere-se a aplicação do Método Delphi. Para a criação de um conceito possível de ser adaptado a diferentes comunidades, o Método Grounded Theory se encaixa no estudo das propriedades do conceito de hibridez em bibliotecas. Busca-se, com esse projeto, uma clareza do impacto que essas bibliotecas possuem na aplicabilidade de um conceito mais amplo e perceptível para os indivíduos participantes desse processo. Nessa perspectiva, é preciso entender como o conceito de hibridez influencia as ações profissionais em bibliotecas e o desenvolvimento social dos usuários. Trata-se de discutir as diferentes visões acerca do conceito de hibridez e contextualizá-lo em bibliotecas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RAFAELA CAROLINA; CALDAS, ROSANGELA FORMENTINI; SOLIMAN, KS. Epistemological Proposal on The Concept of Hybridity for Libraries. EDUCATION EXCELLENCE AND INNOVATION MANAGEMENT: A 2025 VISION TO SUSTAIN ECONOMIC DEVELOPMENT DURING GLOBAL CHALLENGES, v. N/A, p. 10-pg., . (18/03999-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rafaela Carolina da. Contribuições de hibridez para bibliotecas no enfoque do desenvolvimento social das comunidades. 2023. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.