Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteção inteligente de sistemas VSC-HVDC multiterminais: aspectos da simulação e implementação

Processo: 18/10667-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 15 de agosto de 2018
Vigência (Término): 14 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Denis Vinicius Coury
Beneficiário:Vinícius Albernaz Lacerda Freitas
Supervisor no Exterior: Olimpo Anaya-Lara
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Strathclyde, Escócia  
Vinculado à bolsa:15/21167-6 - Detecção, localização de faltas e proteção inteligente de linhas HVDC com múltiplos terminais, BP.DD
Assunto(s):Curto-circuito   Confiabilidade   Corrente contínua em alta tensão

Resumo

As altas magnitudes das correntes de curto-circuito dos Conversores Fonte de Tensão (VSCs) que também possuem uma rápida derivada ainda são um desafio para a confiabilidade dos sistemas de Alta Tensão em Corrente Contínua (HVDC) multiterminais. Assim que uma falta ocorre em uma rede HVDC, as sobre correntes têm que ser rapidamente detectadas e interrompidas por disjuntores. No entanto, não é fácil localizar o ponto de ocorrência de uma falta na rede devido aos múltiplos caminhos de corrente. Diversos algoritmos foram propostos para as redes VSC-HVDC multiterminais, no entanto, ainda há uma falta de técnicas que identificam de forma seletiva a linha em curto-circuito na escala de tempo necessária no contexto dos VSCs. Portanto, a presente proposta propõe o desenvolvimento e a implementação de um algoritmo de proteção de sistemas VSC-HVDC baseado em processamento de sinais e técnicas inteligentes, visto que eles surgem como possíveis melhorias às técnicas existentes. Para desenvolver um algoritmo de proteção para sistemas VSC-HVDC multiterminais, a metodologia proposta consiste em simular vários tipos de faltas em um sistema VSC-HVDC monopolar simétrico com quatro terminais, compreendendo conversores modulares multiníveis (MMCs), com posterior análise de faltas e de melhorias do algoritmo em softwares como Matlabou Python. O resultado final esperado é um algoritmo de proteção que pode identificar a porção do sistema em falta dentro da escala de tempo necessária nos sistemas VSC-HVDC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LACERDA, VINICIUS ALBERNAZ; MONARO, RENATO M.; CAMPOS-GAONA, DAVID; COURY, V, DENIS; ANAYA-LARA, OLIMPO. Distance protection algorithm for multiterminal HVDC systems using the Hilbert-Huang transform. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 14, n. 15, p. 3022-3032, AUG 3 2020. Citações Web of Science: 0.
LACERDA, VINICIUS A.; MONARO, RENATO M.; PENA-ALZOLA, RAFAEL; CAMPOS-GAONA, DAVID; COURY, V, DENIS; ANAYA-LARA, OLIMPO. Control-based fault current limiter for modular multilevel voltage-source converters. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 118, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
TIAN, SHANGEN; CAMPOS-GAONA, DAVID; LACERDA, VINICIUS A.; TORRES-OLGUIN, RAYMUNDO E.; ANAYA-LARA, OLIMPO. Novel Control Approach for a Hybrid Grid-Forming HVDC Offshore Transmission System. ENERGIES, v. 13, n. 7 APR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.