Abordagem da experimentacao no ensino medio com responsabilidade ambiental.
Desdobramentos epistemológicos da física moderna: Analisando concepções de Naturez...
Processo: | 17/21376-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2018 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2019 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem |
Pesquisador responsável: | Ricardo Roberto Plaza Teixeira |
Beneficiário: | Kaua Estevam Cardoso de Freitas |
Instituição Sede: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ensino de física Aprendizagem escolar Experimentos científicos Material didático Ensino médio Escola pública Inquéritos e questionários Caraguatatuba (SP) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | aprendizagem | Ensino de Física | Experimentos | Materiais de baixo custo | Ensino de Física |
Resumo A experimentação é uma parte importante no que diz respeito ao trabalho científico, mas a realidade tem mostrado que geralmente, o ensino de Física que ocorre na maioria das escolas brasileiras, ainda está distante de atividades de experimentação ou de demonstrações práticas de conceitos e leis da Física. Neste cenário, este projeto investigará o uso de experimentos científicos no ensino de Física e analisará os obstáculos para que práticas de experimentação sejam implementadas e as justificativas existentes para que elas ocorram, bem como avaliará algumas possíveis formas para superar as dificuldades presentes. O ponto de partida desta investigação são as ações de ensino, pesquisa e extensão que são periodicamente realizadas no âmbito do IFSP - Caraguatatuba, tanto nas suas próprias instalações, quanto em instituições escolares públicas localizadas nas redondezas: as atividades de divulgação e educação científica que serão propostas e investigadas envolverão o uso de experimentos de Física e brinquedos científicos que serão escolhidos tendo em vista a facilidade ao seu acesso e as possibilidades educacionais no que diz respeito à aprendizagem de diferentes conceitos e leis da Física. Serão elaborados, implementados e analisados materiais didáticos para a estruturação e realização de atividades experimentais em aulas regulares de Física no ensino médio. Os materiais escritos e os experimentos realizados serão examinados do ponto de vista da aprendizagem que promovem e da habilidade de argumentação que desenvolvem nos estudantes, a partir de questionários, entrevistas e observações feitas nas escolas em que ocorrerão as atividades. | |
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