Busca avançada
Ano de início
Entree

Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de Física

Processo: 17/21376-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Beneficiário:Kaua Estevam Cardoso de Freitas
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Aprendizagem escolar   Experimentos científicos   Material didático   Ensino médio   Escola pública   Inquéritos e questionários   Caraguatatuba (SP)

Resumo

A experimentação é uma parte importante no que diz respeito ao trabalho científico, mas a realidade tem mostrado que geralmente, o ensino de Física que ocorre na maioria das escolas brasileiras, ainda está distante de atividades de experimentação ou de demonstrações práticas de conceitos e leis da Física. Neste cenário, este projeto investigará o uso de experimentos científicos no ensino de Física e analisará os obstáculos para que práticas de experimentação sejam implementadas e as justificativas existentes para que elas ocorram, bem como avaliará algumas possíveis formas para superar as dificuldades presentes. O ponto de partida desta investigação são as ações de ensino, pesquisa e extensão que são periodicamente realizadas no âmbito do IFSP - Caraguatatuba, tanto nas suas próprias instalações, quanto em instituições escolares públicas localizadas nas redondezas: as atividades de divulgação e educação científica que serão propostas e investigadas envolverão o uso de experimentos de Física e brinquedos científicos que serão escolhidos tendo em vista a facilidade ao seu acesso e as possibilidades educacionais no que diz respeito à aprendizagem de diferentes conceitos e leis da Física. Serão elaborados, implementados e analisados materiais didáticos para a estruturação e realização de atividades experimentais em aulas regulares de Física no ensino médio. Os materiais escritos e os experimentos realizados serão examinados do ponto de vista da aprendizagem que promovem e da habilidade de argumentação que desenvolvem nos estudantes, a partir de questionários, entrevistas e observações feitas nas escolas em que ocorrerão as atividades.