Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem computacional e otimização de uma célula combustível do tipo PEM

Processo: 18/14281-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Acordo de Cooperação: BG E&P Brasil (Grupo Shell)
Pesquisador responsável:Julio Romano Meneghini
Beneficiário:Vitor Olavo Tonaco Alexandre
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50279-4 - Brasil Research Centre for Gas Innovation, AP.PCPE
Assunto(s):Fontes naturais de energia   Células de combustível   Simulação por computador   Simulação numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:célula combustível | Modelagem Computacional e Otimização | Pem | Célula Combustível

Resumo

Este projeto de iniciação científica visa aprimorar a eficiência de uma fonte de energia que tem ganhado bastante destaque, a célula a combustível, por meio da otimização de sua geometria estrutural, embasando-se para tal em métodos numéricos. Tais melhorias são de extrema importância, pois o dispositivo em foco ainda não é competitivo o suficiente para substituir outras fontes de energia utilizadas atualmente em certas aplicações, como baterias ou geradores a combustão. O trabalho aqui apresentado será efetuado juntamente com o Núcleo de Dinâmica e Fluidos do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (NDF/EPUSP), bem como com pesquisadores do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Cada qual sendo importante por fornecer, respectivamente, os recursos computacionais necessários para o projeto e a possibilidade de validar as simulações numéricas a partir de dados experimentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)