Busca avançada
Ano de início
Entree

A efetividade de um programa de tele-reabilitação para o tratamento da dor crônica musculoesquelética: Programa e-Rehab

Processo: 18/15889-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Bruno Tirotti Saragiotto
Beneficiário:Iuri Fioratti
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24217-7 - A efetividade de um programa de tele-reabilitação para o tratamento da dor crônica musculoesquelética: Programa e-Rehab, AP.JP
Assunto(s):Reabilitação (terapêutica médica)   Dor crônica   Dor musculoesquelética   Terapia cognitivo-comportamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dor crônica | Reabilitação | Tele-reabilitação | Fisioterapia Musculoesquelética

Resumo

Estima-se que aproximadamente um terço da população adulta mundial sofra de dor crônica.No Brasil, dor crônica tem sido reportada como o principal motivo em que pacientes procuramserviços de pronto atendimento em hospitais, o que muitas vezes sobrecarrega o sistema desaúde. Uma intervenção promissora que tem sido utilizada em estudos prévios é a telereabilitação.Tele-reabilitação é realizada através do uso de tecnologias (internet ou outrosmeios digitais) para oferecer tratamento. Isto pode facilitar o acesso ao tratamento para estespacientes, superando barreiras como transporte, filas de espera, falta de seguro saúde e altoscustos para tratamentos. Portanto, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é de investigara efetividade de um programa de tele-reabilitação para pacientes com dor crônicamusculoesquelética. Os pacientes serão divididos aleatoriamente entre um grupo de tratamentopor tele-reabilitação (exercício e terapia cognitiva-comportamental) ou grupo controle(intervenção mínima). O desfecho primário será intensidade da dor, e os desfechos secundáriosincluirão função e desfechos psicossociais. Todos os desfechos serão avaliados no final dotratamento (8 semanas) e após 3, 6 e 12 meses após a aleatorização. Será utilizado um ModeloLinear Misto para a análise estatística. O programa de tele-reabilitação proposto neste projetotem o potencial de beneficiar pacientes com dor musculoesquelética que geralmente esperampor tratamento nos sistemas de saúde através de uma intervenção simples e de fácil acesso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
SANTOS, VERONICA SOUZA; FANDIM, JUNIOR V.; SILVA, FERNANDA GONCALVES; HATAKEYAMA, BRUNA ALVES; FIORATTI, IURI; PENA COSTA, LEONARDO OLIVEIRA; SARAGIOTTO, BRUNO T.; YAMATO, TIE P.. . MUSCULOSKELETAL SCIENCE AND PRACTICE, v. 69, p. 11-pg., . (18/15889-7, 21/05477-6, 19/12049-0, 19/10330-4, 20/07802-9)