Busca avançada
Ano de início
Entree

Qual a implicação do sobrepeso e obesidade para a capacidade funcional de mulheres com dor femoropatelar

Processo: 18/10048-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Bianca Taborda
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Fisioterapia   Sobrepeso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor Femoropatelar | obesidade | Sobrepeso | Fisioterapia

Resumo

O aumento do estresse na articulação femoropatelar (AFP) tem sido apontado como o principal fator relacionado ao surgimento da dor femoropatelar (DFP) que leva a redução da capacidade funcional. Neste contexto, o excesso de massa corporal, frequentemente mensurado através do índice de massa corporal (IMC), pode resultar no aumento do estresse na AFP. Entretanto, até o momento nenhum estudo abordou o impacto do IMC elevado na capacidade funcional de indivíduos com DFP. Portanto, este projeto tem como objetivo comparar a capacidade funcional de mulheres com DFP de acordo com o seu IMC (peso normal x sobrepeso x obesidade). Para isso, mulheres com DFP com idade entre 18 a 35 anos serão recrutadas e divididas em três grupos: DFP peso normal, DFP sobrepeso e DFP obesidade. A capacidade funcional auto-reportada, o nível de atividade física e o nível de dor serão inicialmente obtidos por meio dos questionários Anterior Knee Pain Scale (AKPS), Baecke e escala visual analógica de dor (EVA), respectivamente. Em seguida, será avaliado o desempenho das voluntárias durante os testes funcionais: step-down test, single-hop-test e testes de resistência de musculatura abdominal. Por fim, será avaliado o pico de torque isométrico dos abdutores de quadril e extensores de joelho utilizando um dinamômetro isocinético. A análise estatística consistirá na comparação entre grupos por meio da análise de variância (ANOVA) unidirecional com três fatores. O nível de significância adotado será de ± <0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TABORDA, Bianca. Qual a implicação do sobrepeso e obesidade para a capacidade funcional de mulheres com dor femoropatelar?. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.