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Diálogos públicos no tema gênero e sexualidade na educação

Processo: 18/11830-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Laura Vilela e Souza
Beneficiário:Pamela Lopes Marques
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Construcionismo social   Processos interpessoais e de grupo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcionismo Social | Facilitação de Diálogos | Processos Grupais | Psicologia | Processos grupais e de comunicação

Resumo

Este projeto se justifica 1) no investimento em diálogos públicos em temas polêmicos em um momento grave de polarização de opiniões em nossa sociedade; 2) na escassez de estudos sobre diálogos públicos e no tema do gênero e sexualidade na educação no Brasil; 3) nos resultados positivos no uso dessa metodologia em estudos anteriores; e, 4) na originalidade de facilitação de diálogos com propósitos de construção de ações conjuntas. Portanto, o objetivo deste projeto é compreender o processo de facilitação de diálogos públicos na temática gênero e sexualidade na educação entre pessoas com opiniões distintas e polarizadas sobre o tema. De forma específica busca-se compreender os efeitos do uso das estratégias de facilitação de diálogos do Projeto de Conversações Públicas (PCP) nessa temática. Entre 10 a 30 pessoas serão convidadas a participar de seis encontros de diálogo que acontecerão ao longo de seis meses, facilitados por especialistas na cidade de Ribeirão Preto, SP. Serão convidadas pessoas com opiniões distintas sobre o tema, que ocupem lugares sociais diversos e com possibilidade de tomadas de decisões em situações de conflito e de colocação em prática de ações que tenham potencial de transformação social, podendo ser membros de coletivos e movimentos sociais conservadores e progressistas, religiosos, gestores municipais de educação, professores, representantes de pais, e representantes das organizações estudantis, e membros do legislativo e executivo da cidade. Os encontros serão audiogravados e transcritos na íntegra e seu conteúdo será organizado a partir da proposta construcionista social de delimitação temático-sequencial e analisado a partir da proposta de análise de produção de sentidos. Espera-se que a partir desse projeto seja possível conhecer estratégias de conversa que sirvam como formas de prevenção para evitar conflitos de opiniões envolvendo o tema gênero e diversidade sexual na escola ao contribuir com o surgimento da flexibilidade para abertura de novas ideias e ações.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Pamela Lopes. Diálogos públicos no tema gênero e sexualidade na educação. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.