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A visão de empreendedores do mercado de cervejas artesanais sobre o potencial da pesquisa de marketing

Processo: 18/19086-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Adriana Barbosa Santos
Beneficiário:Carolina Barbosa Gomes
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Empreendedorismo   Gestão de qualidade   Marketing   Pesquisa de mercado   Pesquisa de consumidor   Público-alvo   Tomada de decisão   Cerveja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerveja artesanal | Hábitos de Consumo | Pensamento Estatístico | Pesquisa de Marketing | gestão da qualidade

Resumo

A pesquisa de marketing é uma ferramenta importante na gestão de empresas por possibilitar a elaboração de estratégias relevantes para melhorar o desempenho do negócio, baseadas na coleta de informações sobre o mercado de atuação e consumidores. Seu uso por cervejarias de pequeno porte pode ser mais explorado, pois há evidências na literatura de que uma das fraquezas desse segmento é a falta de capacitação em gerenciamento e marketing. Falta um olhar estatístico sobre os problemas. Neste sentido, empreendedores do mercado de cervejas artesanais convivem com o desafio de melhorarem a capacidade competitiva sem a clareza de que a utilização da pesquisa de marketing neste ambiente pode propiciar melhores estratégias baseadas no maior conhecimento do mercado. Este projeto tem o intuito de descrever aspectos relevantes acerca da visão dos empreendedores ligados a microcervejarias artesanais em relação ao potencial da pesquisa de marketing como ferramenta para melhorar sua compreensão a respeito do mercado e das necessidades do público-alvo; e avaliar se a aplicação do enfoque estatístico é percebida como um recurso que aprimora o processo de tomada de decisão. Para tanto, os subsídios empíricos do projeto serão derivados de um levantamento tipo survey eletrônico e de uma pesquisa qualitativa com empreendedores ligados a microcervejarias artesanais.

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