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Divisão sexual do trabalho em call centers: um estudo em duas empresas do setor de teleatendimento

Processo: 18/07198-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Henrique José Domiciano Amorim
Beneficiário:Amanda Oliveira de Souza
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do trabalho   Relações de trabalho   Condições de trabalho   Mulheres trabalhadoras   Precarização do trabalho   Telemarketing   Coleta de dados   Entrevistas (psicologia)   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condições de trabalho | Divisão Sexual do Trabalho | Ntics | Telemarketing | Sociologia do Trabalho

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a realização de um estudo sobre as condições de trabalho das mulheres trabalhadoras atendentes de call centers em duas empresas do setor de teleatendimento, localizadas na cidade de São Paulo. O objetivo central de nossa pesquisa é analisar a relação entre a divisão sexual do trabalho e as condições de utilização e exploração do trabalho com ênfase nas formas de precarização e flexibilização que atingem as trabalhadoras em seus processos de trabalho. Para isso, serão utilizadas técnicas de pesquisa empírica, como entrevistas semiestruturadas, de forma a coletar dados sobre as relações de trabalho das/dos trabalhadoras/trabalhadores do setor de teleatendimento, bem como uma revisão bibliográfica dos temas relacionados à precarização e a flexibilização do trabalho e, sobretudo, à divisão sexual do trabalho. Nesse sentido, nosso problema de pesquisa se fundamenta nas seguintes questões: em que medida as novas configurações de trabalho, estruturadas de acordo com as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS), requalificam as relações de exploração das mulheres trabalhadoras? As relações de trabalho no call center seriam expressão de uma nova forma de exploração do trabalho das mulheres?

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