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Processos discursivos e alfabetização na era digital

Processo: 18/05768-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 19 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Era da informação   Letramento digital   Desenvolvimento cultural   Interação usuário-computador   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | desenvolvimento cultural | Mediação semiótica | multiletramento | Processos discursivos | Psicologia e Educação

Resumo

Observa-se que a interação de crianças com os recursos tecnológicos digitais provoca uma aproximação ao mundo letrado. Paralelo a isto, a apropriação da linguagem escrita implica no desenvolvimento psíquico, que transforma a condição e a posição dos seres humanos na sociedade. Este estudo se propõe a investigar o entrelaçamento dos processos discursivos e simbólicos, isto é, como as crianças têm se apropriado do código linguístico sistematizado em uma sociedade multiletrada e atravessada pelo constante uso das tecnologias da informação e comunicação. Tem-se como foco o momento da alfabetização e as interlocuções produzidas neste contexto, vislumbrando um movimento dialético entre a sociedade, a escola e o indivíduo. O campo de pesquisa será uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino, na região de Campinas. A pesquisa será ancorada na perspectiva histórico-cultural, amparando-se, fundamentalmente, em autores como Vigotski e Bakhtin. A construção dos dados no contexto escolar considerará os pressupostos da pesquisa participante, por meio da observação participante de processos discursivos e práticas pedagógicas de alfabetização, com registro em áudio e/ou vídeo, além das anotações detalhadas em diário de campo. Prevê-se também a realização de "oficinas lúdicas", com vistas a observar indicadores do desenvolvimento da atividade simbólica dos alunos, considerados "nativos digitais". No processo de análise dos dados, cotejados com o referencial teórico citado, pretende-se destacar como os alunos interagem e utilizam os recursos tecnológicos digitais, e compreender como estes recursos atuam e são convertidos em instrumentos técnico-semióticos, que medeiam o funcionamento do psiquismo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Maria Carolina Branco Costa Antunes de. Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.