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Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental

Texto completo
Autor(es):
Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Lúcia Horta Nogueira; Ana Luiza Bustamante Smolka; Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Rocha; Maria de Fatima Carvalho
Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
Resumo

Este estudo objetivou investigar os modos de participação de crianças em processo de alfabetização em práticas sociais que envolveram a interação com instrumentos técnico-semióticos, bem como os sentidos produzidos na relação com os dispositivos digitais e suas repercussões para o desenvolvimento cultural e o funcionamento psíquico. O campo empírico foi uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. A construção dos dados ocorreu a partir de nove oficinas lúdicas - áudio e videogravadas, além de registradas em diário de campo - as quais permitiram o recorte de 12 eventos que apresentaram situações envolvendo o computador. Os dados foram agrupados em três temas: a) modos de acesso e operação digital; b) sentidos produzidos através da/sobre a linguagem escrita na interação com instrumentos técnico-semióticos digitais e c) implicações para o desenvolvimento cultural e funcionamento psíquico, os quais foram interpretados sob o enfoque da abordagem microgenética e qualitativa, à luz da Análise Dialógica do Discurso. Entre os resultados obtidos, destaca-se que a escrita digital exige gestos e ações específicos e diferentes daqueles envolvidos na escrita no papel. Observou-se também que a prática de uso do computador, articulada a situações de interlocução, oportunizou a mediação interpessoal e a ampliação de sentidos que contribuíram para a reconfiguração dos modos de operação digital empreendidos pelos alunos, o que parece ser indício de um uso instrumental do dispositivo que, assim como o processo de apropriação da escrita, interfere e complexifica o funcionamento psíquic (AU)

Processo FAPESP: 18/05768-8 - Processos discursivos e alfabetização na era digital
Beneficiário:Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado