Busca avançada
Ano de início
Entree

Esculturas clássicas em al-Andalus. De ídolos pagãos a talismãs

Processo: 18/15102-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 22 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Glaydson José da Silva
Beneficiário:Jorge Elices Ocón
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/10226-2 - Esculturas clássicas no mundo islâmico: além da destruição, BE.EP.PD   19/11019-0 - Poder e discurso: esculturas clássicas no mundo islâmico e o passado no presente: de al-Andalus a DAESH, BE.EP.PD
Assunto(s):Ídolos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Al-Ándalus | Esculturas | fontes árabes | ídolos | talismãs | Recepção da Antiguedade

Resumo

As estátuas antigas no mundo ibérico têm sido estudadas em detalhes; o que, porém, não tem recebido atenção suficiente é o destino e a recepção das mesmas no al-Andalus, o período de dominação islâmica na Península Ibérica. Pretendo, neste projeto, reconsiderar esta lacuna na investigação e buscar conhecer o papel que tiverem as estátuas no al-Andalus. Assim, procurarei estudar as referências concernentes nas fontes árabes escritas e na arqueologia, com o objetivo de produzir um catálogo das estátuas que restaram visíveis no al-Andalus. Pretendo mostrar como essas estátuas foram reinterpretadas e reutilizadas como talismãs nas cidades islâmicas, servindo como uma coleção moralizante do passado e exemplo e advertência para o futuro. As estátuas converteram-se em "lieux de memoire" e representam homens e mulheres que acumularam poder e sabedoria, tornando-se símbolos antigos conhecidos e poderosos que interagem com a população local, atuando na construção de sua identidade em diferentes frentes. Pretendo, também, analisar como muda a situação atual, com as recentes destruições das antiguidades e estatuas na Síria e no Iraque. Meu objetivo é contribuir com a renovação dos estudos sobre a recepção da Antiguidade no campo da estatuária, por meio da análise de sua história e arqueologia, tendo como produtos finais a elaboração de dois artigos e um livro. Tenho também como objetivo contribuir para a difusão desta temática junto à comunidade acadêmica à sociedade brasileira na qual ora me insiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OCON, JORGE ELICES. Discourses of antiquity in early medieval Iberia. JOURNAL OF MEDIEVAL IBERIAN STUDIES, v. 13, n. 1, . (18/15102-7)
ELICES OCON, JORGE. Portraying antiquity in cartoons: examples from the periodical Molla Nasreddin. MIDDLE EASTERN STUDIES, v. 57, n. 4, . (18/15102-7)
JORGE ELICES OCÓN. Ancient Statues in Islamic Context: DAESH’s Discourse - The Response to History. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 84, p. 217-241, . (18/15102-7)