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Percepção do afastamento por doença e retorno ao trabalho entre professores da rede estadual de ensino de um município do estado de São Paulo

Processo: 18/16342-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Maria Luiza Gava Schmidt
Beneficiário:Higor das Chagas Luna de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Retorno ao trabalho   Professores   Escola pública   Qualidade de vida no trabalho   Percepção (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afastamento do trabalho | Readaptação | Retorno ao trabalho | Saúde Mental e do Trabalho

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o período de afastamento e de readaptação de professores das escolas públicas estaduais do interior de São Paulo. Este trabalho justifica-se pela necessidade de haver pesquisas que proponham projetos de intervenções para a melhoria de condições durante, ou após, o processo compreendido por readaptação funcional desses profissionais. O público participante da pesquisa será professores readaptados nas escolas estaduais, indiferente do motivo (psicológico, biológico, fisiológico) que esse foi readaptado. A pesquisa incluirá em sua metodologia uma escala sociodemográfica, a Escala de Avaliação de Contexto de Trabalho e uma entrevista estruturada. A análise das respostas quantitativas será feita através de testes estatísticos compatíveis com as respostas. A análise das respostas qualitativas será embasada sobre os aspectos da psicodinâmica do trabalho, e da loucura no trabalho de Christophe Dejours. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir futuramente com intervenções para a melhoria no processo de readaptação de professores, e políticas públicas competentes a área.

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