Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das propriedades mecânicas de resistência de união em sistemas adesivos ligados ao silicone HCR

Processo: 18/16164-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Coelho Goiato
Beneficiário:Nayla Caroline Santos Yamamoto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese bucomaxilofacial   Prótese adesiva   Adesividade   Silicone   Propriedades mecânicas   Resistência de união (odontologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesividade | Prótese maxilofacial | Silicones | Prótese Maxilofacial

Resumo

Para reabilitação protética de pacientes com deformidades maxilofaciais com silicone médico Gum Rubbers (HCR), faz-se necessário o uso de adesivo/primers para melhor da adesão das próteses de silicone à pele humana. O drying adhesive apresenta-se como boa solução, mas infelizmente seu custo elevado e a dificuldade de compra compromete o acesso a esse material. O objetivo deste estudo será de comparar este método de adesividade com outros métodos mais acessíveis, mensurando a força necessária para a descontinuidade de sua união em períodos inicial, após 4 horas e após 8 horas. Serão confeccionadas 120 amostras de silicone incolor Gum Rubbers (HCR) e pigmentadas com Functional Intrinsic II Silicone Coloring System, distribuídas em 12 grupos (n=10). Estas serão aderidas a face interna do antebraço de um ser humano voluntário seguindo o sistema adesivo aplicado (Drying Adhesive, fita adesiva para dentadura confort seal da Corega®, cola líquida branca Pritt Tenaz® ou cola de cílios semi permanente I.Envy da Kiss NY®) e seu tempo de teste (inicial, após 4 horas ou após 8 horas). Posteriormente, será submetido ao Peel Test fixadas na máquina de ensaio universal EMIC DL 3000 onde será aplicada uma força de tração vertical constante até que ocorra a falha da adesão. Para estatística, submetidos à análise de variância (ANOVA) a um nível de significância de 5%, testes de normalidade e teste para analisar homogeneidade das variâncias para todas as variáveis dependentes (P>0,05). Caso seja constatada diferença, será aplicado o teste Bonferroni como posthoc para identificar o grupo no qual houve essa diferença e comparar seus valores médios (± = 0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)