Busca avançada
Ano de início
Entree

O sagrado televisionado: perspectivas sobre o Templo de Salomão

Processo: 18/21726-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Paula Montero
Beneficiário:Vitor Miranda Ciochetti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/02497-5 - Religião, direito e secularismo: a reconfiguração do repertório cívico no Brasil Contemporâneo, AP.TEM
Assunto(s):Antropologia da religião   Religiões   Pentecostalismo   Igreja Universal do Reino de Deus   Templos   Templo de Salomão   Secularização   Espaço urbano   Meios de comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esfera Pública | Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) | Mídia | religião | secularismo | Templo de Salomão | Antropologia da Religião

Resumo

Partindo da perspectiva de pensar a relação entre religião e esfera pública no Brasil contemporâneo, a análise deste estudo está centrada no modo como o ativismo de segmentos protestantes pentecostais, marcada pela ocupação do espaço urbano pela construção de templos e catedrais e pelo uso de tecnologias de comunicação, está em constante busca de atenção pública. O projeto de igreja empreendido pela Igreja Universal do Reino de Deus e seu modo controverso de produzir visibilidade pública pelo seu proselitismo difundido nas emissoras de rádio e televisão e, mais recentemente, na internet, é observado tomando o Templo de Salomão, inaugurado em 2014, como objeto de estudo. A análise deste estudo, portanto, pretende investigar o modo pelo qual a IURD se produz discursivamente em relação ao Templo de Salomão a partir de estratégias de produção de visibilidades veiculadas nos programas televisivos, materiais divulgados em mídias eletrônicas e impressa, de vídeos publicados nas mais variadas linguagens de mídia de internet.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)