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O conceito de atopia a partir da fenomenologia do pertencimento de Renaud Barbaras

Processo: 19/01190-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Luiz Damon Santos Moutinho
Beneficiário:Fernanda Alt Froes Garcia
Supervisor: Renaud Barbaras
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:17/24307-9 - A atopia fundamental do sujeito: sobre a relação entre pertencimento e identidade a partir de Sartre e Barbaras, BP.PD
Assunto(s):Sujeito   Fenomenologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atopia | lugares identitários | pertencimento | sujeito | Fenomenologia

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo realizar uma investigação da "fenomenologia do pertencimento" atualmente desenvolvida por Renaud Barbaras na França. Tal investigação enquadra-se em nossa pesquisa de post-doutorado enquanto base sobre a qual desenvolvemos o conceito de atopia como uma contribuição original ao debate contemporâneo sobre a "questão do sujeito". Acreditamos que a fenomenologia do pertencimento abre um novo campo de investigação nesta área na medida em que privilegia a questão do espaço ao invés do tempo. Trata-se então de retomar as questões fundamentais da fenomenologia a partir da espacialidade, de modo a ser possível conceber a atopia, isto é, o não lugar característico do "sujeito espectral" resultante de nossa leitura de Sartre. Graças à fenomenologia do pertencimento de Barbaras, é então possível repensar a ideia de "lugar" em um sentido ontológico, dado que a emergência de um sujeito a partir de um solo comum abre um campo espacial de onde provém seu sentido. Isto é essencial para nossa reflexão principal na medida em que buscamos finalmente vislumbrar como a identidade pode ser compreendida como um tipo de lugar por onde os sujeitos não identitários transitam graças às suas modalidade de pertencer.

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