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Purificação de proteínas: um jogo didático com abordagem investigativa

Processo: 18/26620-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Bayardo Baptista Torres
Beneficiário:Paulo Enrique Cuevas Mestanza
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Purificação de proteínas   Proteínas   Estrutura tridimensional de proteínas   Modelagem tridimensional   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Bioquímica | Jogos didáticos | Purificação de Proteínas | química de proteínas | Ensino de Bioquímica

Resumo

A disciplina de Bioquímica é um componente comum de diversos cursos de graduação. Entre os tópicos mais importantes, destaca-se Proteínas, por tratar-se de compostos com uma gama de funções tão ampla que não há, virtualmente, nenhum processo biológico que ocorra sem sua participação. Todavia, estudantes de graduação apresentaram dificuldades em compreender a dinâmica da estrutura tridimensional, bem como relacioná-la com a função. Para superar essas dificuldades, têm sido desenvolvidas metodologias alternativas à exposição e leitura, tais como modelos tridimensionais, softwares interativos e experiências em laboratório. Neste projeto, optou-se por desenvolver um jogo didático, entendendo que os jogos são ferramentas poderosas de aprendizagem ativa já que, ao jogar, o aluno é desafiado a resolver um problema com seus conhecimentos, tomar decisões, elaborar estratégias e colaborar ou competir com outros jogadores. No jogo proposto, o estudante deverá purificar uma proteína sorteada, utilizando os métodos disponíveis e a forma mais eficiente de obter a quantidade de proteína desejada. Para auxiliá-los na tarefa, os jogadores poderão visualizar e interagir com a estrutura das moléculas utilizando a Realidade Aumentada. Busca-se, dessa forma, por uma abordagem lúdica, desenvolver habilidades de elaboração e teste de hipótese, conhecer os métodos de purificação e relacionar características físico-químicas de uma proteína com sua estrutura por meio de uma prática investigativa. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESTANZA, Paulo Enrique Cuevas. Desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de Bioquímica. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.