Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação, patrimônio e visita em museus: caminhos de apoio ao docente

Processo: 18/19165-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Evandro Nogueira Santana Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   Educação patrimonial   Educação em museus   Museus   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação patrimonial | museu | patrimonio cultural | Visita Escolar | educação em museus

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende analisar como a visita escolar em museus industriais pode ser uma importante ferramenta de formação docente. Para isso, estão sendo utilizados como estudo de caso o Museu da Companhia Paulista e o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí "Solar do Barão", e as visitas escolares que neles ocorrem. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, por meio de entrevista, acompanhamento das visitas em museus e observação de aulas com os docentes em fase anterior e posterior a visitação aos museus. Os resultados esperados procuram entender o uso curricular real que se faz do Patrimônio Cultural em sala de aula e os aspectos da visita escolar que podem se tornar desafios para o docente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)