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Desenvolvimento de um protótipo de serious game psicoeducativo para crianças com cardiopatia congênita

Processo: 19/00155-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki
Beneficiário:Lucas da Costa Gazzola
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da saúde   Educação em saúde   Tecnologia educacional   Jogos educativos   Protótipo   Crianças   Cardiopatias congênitas   Entrevistas (psicologia)   Inquéritos e questionários   Estatística descritiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardiopatias congênitas | educação em saúde | Jogos de vídeo | Tecnologia Educacional | Psicologia da Saúde

Resumo

Cardiopatia congênita (CC) é uma anormalidade estrutural e funcional do sistema cardiocirculatório presente ao nascimento. Demanda importante adaptação da criança e seus familiares à patologia e seu tratamento e o nível de compreensão da doença contribui para o aumento da qualidade de vida desses pacientes. Serious Games são jogos eletrônicos com propósitos educativos, que têm sido amplamente utilizados na área da saúde, especialmente no tratamento de doenças crônicas. Objetivo: desenvolver um protótipo de Serious Game psicoeducativo para crianças com cardiopatia congênita. Materiais e Métodos: o estudo será dividido em três etapas: 1ª) definição dos conteúdos que serão abordados no Serious Game. Serão entrevistados profissionais da equipe interdisciplinar da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, crianças com CC internadas na UTI cardiopediátrica e enfermaria do HCM, e seus familiares. 2ª) conceituação, pré-produção e prototipação, com elaboração de versão testável do jogo pelo estudante de iniciação científica supervisionado por orientador profissional da área de computação. 3ª) avaliação do protótipo por profissionais da equipe interdisciplinar da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do HCM, que serão convidados a testar e avaliar o jogo por meio de questionário. Os dados quantitativos serão analisados com estatística descritiva e os qualitativos agrupados em categorias. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FAMERP (CAAE: 03303118.1.0000.5415 - Número do Parecer: 3.088.522).

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