Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil transcricional e redes de co-expressão em cana-de-açúcar

Processo: 19/15852-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 16 de setembro de 2019
Vigência (Término): 15 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Augusto Lima Diniz
Supervisor no Exterior: Doreen Ware
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/02270-6 - Avaliação do transcriptoma de progênies contrastantes para o acúmulo de biomassa e identificação de redes de regulação, BP.PD
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Transcriptômica   Cana-energia   Biomassa

Resumo

O interesse por culturas direcionadas à bioenergia, tais como as pertencentes à subtribo Saccharinae, aumentou devido a melhorias nas tecnologias relacionadas à produção de bioetanol celulósico. Nesse cenário, a cana-de-açúcar se destaca como a principal cultura para produção de biomassa do mundo, com grande potencial para mitigar os efeitos ocasionados pelas mudanças climáticas, sem afetar a segurança alimentar. Híbridos obtidos através do cruzamento de variedades comerciais de cana-de-açúcar com espécies ancestrais, como Saccharum spontaneum, permitiram obter genótipos caracterizados por alto teor de fibras, brix moderado, colmos finos e maior taxa de perfilhamento - a cana-energia. Compreender o fluxo de informação biológica com relação à partição de carbono é imperativo para o estabelecimento de estratégias de melhoramento fidedignas. Para este fim, estamos interessados em integrar fisiologia, elementos regulatórios, dados genômicos, de transcriptômica e metabolômica da cana-de-açúcar para uma abordagem de biologia de sistemas. Particularmente, neste projeto, pretendemos desvendar o perfil transcricional de genótipos híbridos contrastantes para produção de biomassa e explorar redes de co-expressão para minerar genes candidatos que desempenhem papéis importantes no metabolismo de carbono.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINIZ, AUGUSTO LIMA; RODRIGUES DA SILVA, DANIELLE IZILDA; LEMBKE, CAROLINA GIMILIANI; LAMAS COSTA, MAXIMILLER DAL-BIANCO; TEN-CATEN, FELIPE; LI, FORREST; VILELA, ROMEL DUARTE; MENOSSI, MARCELO; WARE, DOREEN; ENDRES, LAURICIO; SOUZA, GLAUCIA MENDES. Amino Acid and Carbohydrate Metabolism Are Coordinated to Maintain Energetic Balance during Drought in Sugarcane. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 23 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.