Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil transcricional e redes de co-expressão em cana-de-açúcar

Processo: 19/15852-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 16 de setembro de 2019
Vigência (Término): 15 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Augusto Lima Diniz
Supervisor no Exterior: Doreen Ware
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/02270-6 - Avaliação do transcriptoma de progênies contrastantes para o acúmulo de biomassa e identificação de redes de regulação, BP.PD
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Transcriptômica   Cana-energia   Biomassa

Resumo

O interesse por culturas direcionadas à bioenergia, tais como as pertencentes à subtribo Saccharinae, aumentou devido a melhorias nas tecnologias relacionadas à produção de bioetanol celulósico. Nesse cenário, a cana-de-açúcar se destaca como a principal cultura para produção de biomassa do mundo, com grande potencial para mitigar os efeitos ocasionados pelas mudanças climáticas, sem afetar a segurança alimentar. Híbridos obtidos através do cruzamento de variedades comerciais de cana-de-açúcar com espécies ancestrais, como Saccharum spontaneum, permitiram obter genótipos caracterizados por alto teor de fibras, brix moderado, colmos finos e maior taxa de perfilhamento - a cana-energia. Compreender o fluxo de informação biológica com relação à partição de carbono é imperativo para o estabelecimento de estratégias de melhoramento fidedignas. Para este fim, estamos interessados em integrar fisiologia, elementos regulatórios, dados genômicos, de transcriptômica e metabolômica da cana-de-açúcar para uma abordagem de biologia de sistemas. Particularmente, neste projeto, pretendemos desvendar o perfil transcricional de genótipos híbridos contrastantes para produção de biomassa e explorar redes de co-expressão para minerar genes candidatos que desempenhem papéis importantes no metabolismo de carbono.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINIZ, AUGUSTO LIMA; RODRIGUES DA SILVA, DANIELLE IZILDA; LEMBKE, CAROLINA GIMILIANI; LAMAS COSTA, MAXIMILLER DAL-BIANCO; TEN-CATEN, FELIPE; LI, FORREST; VILELA, ROMEL DUARTE; MENOSSI, MARCELO; WARE, DOREEN; ENDRES, LAURICIO; et al. Amino Acid and Carbohydrate Metabolism Are Coordinated to Maintain Energetic Balance during Drought in Sugarcane. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 23, . (13/13659-0, 15/01764-0, 17/02270-6, 17/02842-0, 14/50921-8, 19/15852-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.