Processos de sândi vocálico externo nas cantigas religiosas galego-portuguesas
Os ditongos no português de São Tomé e Príncipe: um estudo sobre a monotongação, a...
Processo: | 18/25221-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2019 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2019 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística |
Pesquisador responsável: | Pablo Arantes |
Beneficiário: | Raquel Casare Medeiros |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Fonética acústica Encontros vocálicos Ditongo Hiato Português do Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | ditongo | Encontros vocálicos | Fonética Acústica | Hiato | Português brasileiro | Fonética acústica |
Resumo O projeto tem como objetivo fazer a descrição fonético-acústica dos encontros vocálicos do português brasileiro que podem ser classificados como ditongos decrescentes e hiatos, de modo a entender o que diferencia esses dois tipos de sequências do ponto de vista da sua produção. Os parâmetros acústicos a serem analisados são a duração e a trajetória formântica dos dois tipos de sequências. A análise da duração permitirá testar a hipótese segundo a qual os hiatos têm duração maior do que os ditongos, uma vez que são compostos por duas vogais silábicas ou plenas. As trajetórias formânticas serão analisadas por meio de duas técnicas: a normalização temporal do contorno formântico e a transformada discreta do cosseno (discrete cosine transform). O uso dessas técnicas permitirá uma análise visual/qualitativa e a quantificação do movimento da trajetória dos formantes. Descreveremos também o efeito da tonicidade sobre os padrões acústicos dos dois tipos de sequências. O material a ser analisado será composto por palavras e sintagmas contendo todos os ditongos decrescentes e hiatos permitidos pela fonotaxe do PB, que serão inseridos em frases-veículo a serem lidas por falantes da língua. | |
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