Formação de professores de ciências para a equidade educacional
Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à soc...
Analisando a Prática Docente sob a Perspectiva da Formação Interdisciplinar
| Processo: | 19/15461-0 |
| Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
| Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2019 |
| Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2023 |
| Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Química |
| Pesquisador responsável: | Carmen Fernandez |
| Beneficiário: | Anike Araujo Arnaud |
| Instituição Sede: | Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
| Vinculado ao auxílio: | 13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID |
| Assunto(s): | Ensino de química Reforma curricular Currículo de ensino médio Oxirredução São Paulo (SP) |
| Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Bncc | Ciências da Natureza | reações redox | Ensino de Química |
Resumo A implementação da Base Nacional Comum Curricular, aliada à reforma do ensino médio, é um marco na educação brasileira à medida que busca padronizar os currículos de todas as escolas e altera a organização escolar vigente, dispondo o ensino médio em áreas de conhecimento. Com essas medidas, alguns conteúdos de química ministrados atualmente no ensino médio podem sofrer alterações visando atender a área de ciências da natureza, por exemplo os conceitos de reações redox. Nesse sentido, a pesquisa busca investigar como se dará o processo de implementação da BNCC do ensino médio em escolas da cidade de São Paulo, e como o conteúdo de reações redox muda nesse novo modelo de ensino médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem longitudinal. Serão selecionadas cinco escolas, entre públicas e privadas, da cidade de São Paulo e será realizado um estudo de caso identificando-se como o conteúdo de reações redox é abordado antes e depois da implementação da BNCC. Utilizar-se-á as teorias de currículo e os pressupostos da análise de conteúdo para, ao final da pesquisa, inferir quais as alterações serão feitas nos currículos das escolas para adequação à BNCC e ao novo ensino médio. (AU) | |
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