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Controvérsia eucarística: um estudo acerca das relações entre teologia e sociedade no século XI do ocidente medieval

Processo: 19/05618-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Neri de Barros Almeida
Beneficiário:Diego Aparecido de Souza Pereira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História medieval   História da teologia   Sacramentos   Relação social   Eucaristia   Sociedade   Século XI
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Berengário de Tours | Eucaristia | Realidade | Sacramentos | sociedade | História Medieval

Resumo

A Controvérsia Eucarística ocorrida no século XI deu-se em torno dos questionamentos do mestre de escola Berengário de Tours sobre as espécies consagradas no altar. Para ele, o problema da transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo encontrava-se no destino das substâncias anteriores: se a transformação não se dava na matéria, para onde iria a substância de até então? Seria possível alterar substancialmente o pão sem mudar em nada a matéria, nem os acidentes? A partir dos questionamentos de Berengário, o debate acerca do sacramento eucarístico ganhou força na Igreja, que passou a discutir o caráter do corpo de Cristo distribuído aos fiéis. Tendo por base escritos de Berengário e seus opositores sobretudo Lanfranco de Cantuária e Alberico de Monte Cassino, cartas dos envolvidos e documentos conciliares, este projeto pretende investigar em que medida as especulações teológicas a respeito da relação entre o mundo natural e o mundo sobrenatural desenvolvidas em torno da questão eucarística têm implicações relativas à percepção da ordem social. A relevância da proposta se apoia, primeiramente, em dois fatos de ordem geral: as grandes transformações sociais que acontecem no Ocidente medieval entre os séculos XI e XII, atestadas pela maioria dos historiadores, e o fato de que nesse período acontece a fase decisiva da organização do campo sacramental de que resulta, entre outras coisas, a suplantação do batismo pela eucaristia, como sacramento maior da cristandade.

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