Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento materno sobre obstrução de vias áreas por corpo estranho: estudo quase experimental

Processo: 19/17626-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Aline Cristiane Cavicchioli Okido
Beneficiário:Larissa Bono de Freitas
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Obstrução das vias respiratórias   Crianças   Simulação   Coleta de dados   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Enfermagem | Obstrução das Vias Respiratórias | Simulação | Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento de mães de crianças menores de três anos sobre obstrução de vias áreas por corpo estranho antes e após intervenção educativa mediada pela simulação in situ. Método: Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo pré e pós-teste. O contexto social de produção do material empírico será o domicílio de crianças menores de três anos de idade cadastradas nas Unidades de Saúde da Família de um município do interior do Estado de São Paulo. Participarão deste estudo uma amostra de mães. A coleta de dados contará com pré-teste, intervenção educativa, pós-teste imediato e pós-teste tardio, totalizando três encontros no domicílio. Serão utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: instrumento de caracterização e questionário de avaliação do conhecimento. A intervenção educativa será composta por dois cenários simulados que terão como objetivos desenvolver habilidades e conhecimento com relação à prevenção e manejo da obstrução de vias áreas por corpo estranho, respectivamente. Os dados previamente codificados serão lançados em banco formatado no editor de planilhas Excel e posteriormente analisados a partir de estatística descritiva e analítica. Resultados esperados: os resultados podem subsidiar o planejamento de ações educativas que propiciem um manejo efetivo das situações de obstrução de vias aéreas por corpo estranho no domicilio e, assim, reduzir as taxas de mortalidade infantil por causas externas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEATRIZ HELENA NADDAF CAMILO; LARISSA BONO DE FREITAS; ALINE CRISTIANE CAVICCHIOLI OKIDO. Contribuições da telessimulação no conhecimento de mães diante obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Rev. Gaúcha Enferm., v. 44, . (19/17626-6)