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Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público

Processo: 19/23646-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Maria Paula Correia de Souza
Beneficiário:Leonardo Piccioni de Almeida
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Atividades de apoio à educação
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:18/08656-6 - Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público, AP.PIPE
Assunto(s):Tecnologia da informação   Museus   Comunicação museológica   Plataforma (computação)   Interface gráfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:museu | Público | Tecnologia da Informação | Museologia

Resumo

O uso das tecnologias da informação tem se constituído, cada vez mais, como um paradigma de qualidade para a área museal baseado em duas grandes tendências: foco crescente na personalização de experiências de visita e o crescimento do poder da análise de dados na organização das ações dos museus. Diante dessa realidade, este projeto tem como objetivo principal ampliar e qualificar os processos de comunicação e educação dos museus, e demais instituições que recebem público visitante, por meio do aperfeiçoamento e manutenção de uma solução tecnológica, tendo como base a investigação e compreensão das estratégias de relacionamento das instituições com seus públicos. No projeto desenvolvido na fase 1 buscamos investigar e compreender as estratégias de relacionamento dos setores educativos dos museus com seus públicos. São objetivos específicos: aperfeiçoar a atual aplicação - agendamento de grupos -, de forma a ampliar seu escopo e consequentemente a capacidade de otimizar o relacionamento das instituições com seus públicos visitantes, possibilitando a coleta de dados de forma integrada com os demais sistemas da Plataforma Mais Museu; aperfeiçoar a estratégia de relacionamento operacional e comercial entre a empresa e as instituições a partir do atendimento e da análise dos atuais usuários do sistema; identificar, analisar, compreender e ampliar as possibilidades de utilização do sistema de agendamento Mais Museu para outras instituições que recebem grupos organizados de visitantes, com vistas a potencializar o mercado consumidor do produto. Esperamos como resultado ter uma plataforma inovadora e de excelência, atenta às necessidades de instituições culturais, e outras instituições abertas a visita do público, e que possa atender os museus no Brasil e na América Latina. Desenvolver e vender um sistema de relacionamento dos museus com seus públicos pode ajudar a melhorar a experiência do visitante, atrair um número maior de público para as instituições culturais, além de lhes fornecer informações relevantes sobre seu público para a busca de patrocínio e outros recursos, contribuindo em última instância com a ampliação de acesso à cultura. Essa bolsa TT4 solicitada terá como objetivos: 1) Refactoring das interfaces do protótipo com vistas à expansão do software de agendamento; 2) Desenvolvimento das interfaces gráficas de usuário dos novos módulos a serem agregados à plataforma Mais Museu, incluindo interfaces administrativas, dashboard e relatórios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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