Busca avançada
Ano de início
Entree

Incerteza em problemas de roteamento dinâmico de veículos: modelos, métodos e aplicações

Processo: 19/26159-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 24 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Acordo de Cooperação: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Pesquisador responsável:Flávio Keidi Miyazawa
Beneficiário:Iago Augusto de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/08879-5 - Logística 4.0: tecnologias para logística flexível e ecoeficiente, AP.R
Assunto(s):Otimização combinatória   Problemas de roteamento de veículos   Otimização estocástica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:otimização sob incerteza | roteamento de veículos | Otimização Combinatória

Resumo

O interesse no problema de roteamento dinâmico de veículos (dVRP) tem aumentado ao longo dos anos. Esse problema é uma variante do problema tradicional de roteamento de veículos (VRP), no qual é possível reajustar as rotas dos veículos ao longo do tempo. A possibilidade de reajustar dinamicamente as rotas pode economizar uma quantidade significativa de custos e, ao mesmo tempo, atender melhor às demandas dos clientes. Há várias aplicações, desde serviços de emergência até serviços de entrega, e também pode resolver melhor os problemas de roteamento sob incerteza. O problema de roteamento dinâmico de veículos é relativamente novo com revisões recentes que indicam aspectos a serem explorados. O objetivo desta pesquisa é investigar modelos, métodos e aplicá-los em variantes práticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)