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Problemas de roteamento de veiculos com demandas e clientes estocasticos.

Processo: 01/05797-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Hervé Jean Francois Guiol
Beneficiário:Sadayuki Agostinho Hamada
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Renato Archer (CENPRA). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Otimização combinatória   Problemas de roteamento de veículos   Pesquisa operacional

Resumo

O Problema de Roteamento de Veículos com Incerteza de Dados é encontrado na literatura sob a forma de Problemas Estocásticos de Roteamento de Veículos (Stochastic Vehide Routing Problem - SVRP). O projeto faz uma síntese da pesquisa bibliográfica sobre os Problemas Estocásticos de Roteamento de Veículos, classificando as variantes destes problemas tais como os Problemas do Cacheiro Viajante com Tempo de Viagem Estocástico (TSPST), Problemas do Cacheiro Viajante com Cliente Estocástico (TSPSC), Problemas de Roteamento de Veículos com Demandas Estocásticas (VRPSD), Problemas de Roteamento de Veículos com Clientes Estocásticos (VRPSC) e Problemas de Roteamento de Veículos com Demandas e Clientes Estocásticos (VRPSCD) e suas respectivas definições. Será apresentado um modelo matemático e os dois algoritmos existentes para a resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Demandas e Clientes Estocásticos. Um algoritmo de resolução (Tabustoch - Gendreau, Laporte e Séguin, 1996) foi selecionado para reprogramação, seguido de Testes e Análise de desempenho do algoritmo. (AU)