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Desenvolvimento, aprimoramento da experiência de usuário e imersão dos mini-jogos adaptativos, baseados em treinos e testes cognitivos

Processo: 19/24544-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Agostini Do Amaral
Beneficiário:Milton Ferreira da Silva Dias Neto
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Consultoria em tecnologia da informação
Vinculado ao auxílio:17/14952-4 - Plataforma de jogos acessíveis para proporcionar treinamento cognitivo ao público senescente, AP.PIPE
Assunto(s):Interface usuário-computador   Usabilidade   Acessibilidade   Idosos   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Idosos | Interação Humano-Computador | Jogos | Usabilidade | Interação Humano-Computador

Resumo

A população idosa no Brasil, assim como em outros países, está em franco processo de crescimento. Dados do IBGE (2014) mostraram que o número de pessoas idosas deverá triplicar nos próximos 20 anos. Pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo e motor dessa população têm recebido importante destaque, visto que transformações nesses aspectos são usualmente esperadas durante o processo de envelhecimento. Estudos sugerem que jogos digitais têm demonstrado desdobramentos positivos no que se refere à cognição, ao convívio social e à qualidade de vida dos idosos. Para Souza e Trevisan (2014, apud Vasconcelos, 2012), os idosos representam potenciais usuários de jogos digitais, têm interesse e sentem-se motivados a consumir jogos que não exijam muito esforço para serem completados, focados em relaxamento e diversão. Assim, considera-se justificável o pedido de uma bolsa TT4 para o desenvolvimento de uma plataforma, voltada ao idoso, contendo jogos com temáticas próprias, adaptáveis (calibráveis do ponto de vista da mecânica e da dificuldade em completar o desafio) e acessíveis (proporcionando uma boa experiência de usuário, seguindo as recomendações especificadas nas diretrizes W3C, e com desenvolvimento centrado no usuário).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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