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Aplicação de programação linear no carregamento coordenado de veículos elétricos em redes de distribuição com sistemas de armazenamento de energia

Processo: 19/20334-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:John Fredy Franco Baquero
Beneficiário:Sarah Miguele de Sá
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de distribuição de energia elétrica   Redes de distribuição de energia elétrica   Programação linear   Veículos elétricos   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:programação linear | Redes de distribuição | Sistemas de armazenamento de Energia | Veículos Elétricos | Sistemas de distribuição de energia elétrica

Resumo

O aumento previsto no uso de veículos elétricos (VEs) resultará no aumento da demanda na rede de distribuição. Assim, um carregamento simultâneo de um grande número de VEs, tipicamente à noite quando a maioria das pessoas retornam às residências, pode levar a sobrecargas da rede ou a tensões por baixo dos limites estabelecidos pelos reguladores. Nesse contexto, é necessário implementar um esquema de carregamento coordenado dos VEs que permita manter uma operação adequada do sistema. Por outro lado, os sistemas de armazenamento de energia (SAE) permitem extrair ou injetar energia da rede e, sob um controle adequado, podem ser usados para mitigar sobrecargas ou intermitências da geração renovável. Assim, os SAE têm o potencial de auxiliar no problema do carregamento coordenado de VEs de forma a beneficiar a rede de distribuição e seus usuários. Neste projeto de pesquisa será desenvolvido um modelo de Programação Linear que permita definir o carregamento coordenado dos VEs em uma rede de distribuição de energia elétrica com SAE. A formulação proposta tem como objetivo a minimização do tempo de espera do carregamento e visa satisfazer as restrições de operação da rede. O modelo será escrito na linguagem de modelagem matemática AMPL e resolvido por meio do solver CPLEX. Testes usando sistemas de distribuição da literatura especializada serão realizados para verificar o desempenho da proposta. (AU)

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