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Ensino virtualizado de segurança da informação: uma abordagem ofensiva

Processo: 19/24734-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Estevam Fernandes Arantes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança da informação   Plataformas de ensino e aprendizagem   Gestão da segurança em sistemas computacionais   Virtualização   Simulação por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ataques | Contramedidas | segurança | segurança

Resumo

Com o aumento do número de sistemas computacionais e da sua complexidade, tornou-se impretenível para o empresas, governos e organizações a necessidade de se proteger contra ataques hackers, o que leva à popularidade da cultura de segurança da informação, gerando a necessidade de profissionais qualificados e com experiência na área, a qual trata de dados sensíveis e portanto necessita de alta qualificação. Para atender a essa demanda, universidades têm incluído disciplinas que tratam o tema de segurança na grade curricular dos seus cursos de computação. No entanto, técnicas tradicionais de ensino (como palestras ou literatura) se mostraram pouco eficientes para o treinamento em segurança, pois o treineiro não consegue aplicar os princípios acadêmicos em ambientes realistas. De modo a resolver esse impasse, surgiram diversos estudos e plataformas que forneçam ambientes práticos para o estudo prático de técnicas não tradicionais de segurança, porém estas usualmente estão focadas na abordagem defensiva, a qual é limitada a certas vulnerabilidades e à sua proteção, sem detalhamento do método de ataque, o que reduz o entendimento por parte do usuário da plataforma. Além disso, apesar da existência de plataformas voltadas à segurança ofensiva, estas são voltadas para profissionais já inseridos no mercado e com conhecimento elevado na área, o que dificulta e desmotiva novatos por não terem o conhecimento da sequência que devem seguir e por onde começar. Este trabalho construir uma disciplina em que estudantes possuam a experiência prática com a abordagem ofensiva. O que será feito por meio de um uma rede virtualizada através de VPNs, de forma a permitir a simulação de um ambiente real de ataque. Além disso, os estudantes terão o apoio do docente e de tutoriais pré construídos para cada uma das máquinas da rede, de modo que estes possam evoluir no aprendizado de novas técnicas que fujam da abordagem tradicional de livros e palestras. (AU)

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