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Impactos da internacionalização do campo gastronômico na constituição do subcampo editorial gastronômico brasileiro

Processo: 19/11120-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 24 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Sergio Miceli Pessoa de Barros
Beneficiário:Débora Previatti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da cultura   Internacionalização   Gastronomia   Culinária   Mercado editorial   Indústria cultural   Livros   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gastronomia | Indústria Cultural | Internacionalização | Livros de Cozinha | mercado editorial | Sociologia da Cultura | Sociologia da cultura

Resumo

Uma fração representativa do mercado editorial brasileiro é atualmente composta pela edição de livros de cozinha. A década de 1990 distinguiu-se das anteriores pela expansão excepcional do setor editorial especializado. Tal cenário integrava um processo mais amplo, da constituição de um campo gastronômico nacional, também marcado pela expansão de programas televisivos culinários e pelo aumento exponencial na oferta e na demanda por cursos de gastronomia no país. Espaços como os das editoras e da televisão contribuíram para a consagração profissional e propiciaram prestígio aos chefs de cozinha, alçando-os ao status de "celebridades" e transformando-os em autoridades culinárias. No subcampo editorial gastronômico, os editores, na posição de mediadores culturais, passaram a atuar de modo decisivo por meio da seleção, edição, tradução e adaptação dessas obras. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos da internacionalização do campo gastronômico na constituição do subcampo editorial gastronômico brasileiro. Dentre os objetivos específicos estão: (i) empreender uma análise sócio-histórica comparativa da publicação nacional de livros de cozinha no Brasil e na França; (ii) identificar os determinantes econômicos e sociais da adoção de critérios para a publicação de títulos de gastronomia e culinária; (iii) caracterizar morfologicamente o grupo de editores que atuaram na edição de livros de cozinha entre as décadas de 1990-2010; (iv) analisar as principais características da circulação, tradução e adaptação de livros de cozinha estrangeiros no Brasil. (AU)

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