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Mídium e mundo ético: um estudo das relações entre espaço canônico e espaço associado na criação multiplataforma do BTS universe

Processo: 19/23725-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Karen Naomi Aisawa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Plataforma (computação)   Produção editorial   Narrativa digital   Narrativa transmídia   Variação linguística   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:BTS Universe | Espaço associado | Mídium | Mundo Ético | Narrativa Transmídia | Análise do Discurso

Resumo

O grupo de pop sul-coreano Bangtan Sonyeondan (BTS) deu início, a partir de 29 de abril de 2015, ao lançamento, nas mais diversas plataformas, digitais ou não, de uma série de clipes musicais, curtas, webtoon (quadrinho digital online de origem coreana), entre outros materiais, a fim de compor a história conhecida como Bangtan Universe (BU), ou BTS Universe, aqui tomado como uma narrativa transmídia (MASSAROLO, 2013). Trata-se, assim, de um objeto editorial típico do atual período, fruto da cultura participativa dos fandoms, uma vez que a eles cabe a coleta, a leitura e a interpretação dos fragmentos da história espalhados pelas diversas plataformas, resultando, por fim, em teorias sobre o universo como um todo, que podem ou não ser publicadas sob a forma de comentários e/ou vídeos nas mais diversas redes sociais. Tal objeto, olhado desta perspectiva, nos leva a várias questões do ponto de vista editorial, das quais destacamos a principal, a ser investigada durante a pesquisa aqui proposta: considerando todos os espaços digitais e não digitais ocupados pelo grupo para a construção da referida narrativa e a questão do que chamaremos por ora de co-enunciação dos fãs, como podemos pensar essa obra como obra? Que dinâmica lhe confere unidade e valor reconhecido? Para tanto, embasaremo-nos nos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa, em especial, os estudos de Maingueneau (2006, 2008) acerca dos espaços canônico e associado e também a noção de mundos éticos, mobilizando, ainda, como fundamentos para o trabalho, o conceito de mídium de Debray (2000a e b) e o de ritos genéticos editoriais de Salgado (2016a), conjugando-os aos elementos que definem o que Santos (2000) denomina período técnico-científico informacional. (AU)

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